top of page

Vai viajar de avião? Atente-se a alguns dos seus direitos.


Voo Atrasado


Caso seu voo atrase mais de 2 horas do horário de chegada previsto ao destino, você tem direito a buscar uma indenização da companhia aérea e ressarcimento dos prejuízos, mesmo que ela tenha prestado assistência material nesse período.


Voos domésticos ou internacionais em território brasileiro (Resolução 141 Anac), no caso de atraso superior a 2 horas, você tem direito:

- Alimentação (voucher para almoço, jantar ou lanche);

- Comunicação (telefonema).


Bagagem Extraviada


Uma das coisas mais estressantes que pode acontecer em uma viagem é você chegar ao aeroporto e notar que sua bagagem não está disponível na esteira! Uma situação como esta é capaz de prejudicar as férias ou até mesmo seu trabalho.


Caso a bagagem seja extraviada, deve imediatamente ser registrada ocorrência no balcão da companhia aérea e em seções da Anac dentro do próprio aeroporto ou em até 15 dias após a data do desembarque.


Para fazer a reclamação é preciso apresentar o comprovante do despacho da bagagem, por isso guarde-o sempre com você, pois também é com esse documento e o registro de ocorrência que você poderá pleitear indenização.


Voo Cancelado


Caso haja a previsão de cancelamento de um voo, a companhia aérea tem o dever de avisar o passageiro imediatamente, com antecedência mínima de 72 horas antes do horário previsto de partida. Caso contrário você tem direito a solicitar a sua indenização.


Cancelamento ou atraso superior a 4 horas (ou se já houver estimativa desse atraso), você tem direito:


- Decidir a melhor opção de acomodação. Você não é obrigado a aceitar a proposta da empresa aérea. No caso de cancelamentos, é muito comum as empresas ocultarem o direito do passageiro de escolher voos de outras empresas. Isso porque, elas pagam caro para reacomodar os passageiros nas companhias concorrentes. Mas é um direito seu, exija!



Overbooking é o termo usado para a situação em que um passageiro tem o embarque impedido, mesmo estando tudo certo com sua passagem, bagagem e horário. O overbooking acontece, muitas vezes, porque a companhia aérea vendeu mais passagens do que os lugares existentes no avião.


Em todas as situações acima, seja firme com o atendente da companhia aérea.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Basic Square
bottom of page